O Departamento de Transportes da  cidade de Nova York possui um programa intitulado “CityRacks”, que oferece a instalação de suportes para estacionamento de bikes em vários pontos da cidade.  O objetivo é estimular o uso da bike não só para o lazer, mas também para que as pessoas executem tarefas diárias usando a bike, que elas possam ir para o trabalho, academia, galeria, deixando o carro um pouco de lado. O “CityRacks” é muito útil para toda a comunidade: mensageiros, estudantes, pessoas que fazem delivery, quem sai para fazer compras, quem mora nos subúrbios e trabalha na cidade, etc. Além disso, é uma forma de as empresas melhorarem sua relação com os clientes, que terão um estacionamento próximo das lojas e um maior estímulo para sair às compras.

Os suportes podem ser encontrados em todas as regiões da cidade e a escolha é feita tendo em vistas locais que recebem números maiores de ciclistas, como distritos financeiros, universidades, museus e bibliotecas. O Departamento de Transportes também aceita pedidos, que são avaliados e fiscalizados, até que ocorra a efetiva instalação do suporte. 

O departamento disponibiliza guias e vídeos na internet que indicam a localização dos “bike racks”, bem como as regras para sua instalação, como distância mínima de hidrantes e pontos de ônibus ou o tipo de material a seu usado na fabricação (www.nyc.gov). 

A popularização desses “racks” ficou tão grande que a prefeitura passou a organizar concursos para selecionar novos modelos de suporte para estacionamento de bikes, concursos esses que atraem artistas do mundo todo. No último deles, David Byrne, artista e ávido bicicletista há mais de 30 anos, foi chamado a fazer parte do júri e, entusiasmado com a ideia, resolve também desenvolver seus próprios suportes, com temas relacionados a locais específicos da cidade. O Departamento de Trânsito, ao tomar conhecimento, comunicou a David Byrne que, se ele construísse os suportes, eles passariam a fazer parte da Big Apple.  E agora eles podem ser encontrados nos seguintes endereços:

 
Quem sabe agora, depois da FLIP/2011, David Byrne não faz um modelo inspirado na cidade de Paraty?

Bem, fica aí um sugestão para todas as cidades do Brasil.